Conta de luz continuará com bandeira amarela em junho, informa Aneel
- Michael Andrade

- 30 de mai.
- 1 min de leitura
Por Michael Andrade, da redação de O estopim | Fonte: Agência Brasil | sábado (30) de maio de 2026
Consumidores terão cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

A bandeira tarifária continuará amarela no mês de junho, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, os consumidores terão cobrança adicional na conta de luz.
O acréscimo será de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira amarela ocorre por causa do período seco no Brasil, que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e aumenta a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.
De janeiro a abril, a bandeira tarifária permaneceu verde, sem cobrança adicional. Em maio, a bandeira amarela foi acionada e seguirá em vigor durante junho.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica o custo da geração de energia elétrica no país. A bandeira verde não gera cobrança extra. Já as bandeiras amarela e vermelha acrescentam valores à conta, de acordo com as condições de geração.
Na bandeira amarela, o adicional é de R$ 1,88 a cada 100 kWh. Na bandeira vermelha patamar 1, o acréscimo é de R$ 4,46. No patamar 2, o custo sobe para R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos.
O estopim - O começo da notícia
Acesse o nosso perfil no Instagram e veja essas e outras notícias @oestopim_
8.png)









Comentários