Deputados do PSB denunciam corte de R$ 1,5 bilhão na saúde e fechamento de leitos em Pernambuco
- Michael Andrade

- 27 de mai.
- 2 min de leitura
Por Michael Andrade, da redação de O estopim | Fonte: Diário de Pernambuco | terça-feira (26) de maio de 2026
Parlamentares da oposição afirmam que crise na rede estadual se agravou; Governo de Pernambuco rebate denúncias e nega redução de investimentos.

Deputados estaduais da oposição denunciaram, nesta terça-feira (26), um suposto agravamento da crise na saúde pública de Pernambuco e atribuíram o cenário à redução de investimentos e ao fechamento de leitos hospitalares na rede estadual.
Os parlamentares Sileno Guedes, Rodrigo Farias, Diogo Moraes e Eriberto Medeiros, todos do PSB, afirmam que Pernambuco teve uma redução de cerca de R$ 1,5 bilhão nos recursos destinados à saúde e a perda de 226 leitos hospitalares nos últimos anos.
As declarações foram feitas durante coletiva realizada na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), após visitas realizadas pelos deputados a unidades como Hospital da Restauração, Hospital Getúlio Vargas, Hospital Agamenon Magalhães e Hospital Otávio de Freitas.
Segundo os parlamentares, foram encontrados problemas como superlotação, pacientes nos corredores, infiltrações, falta de iluminação e denúncias de presença de ratos em áreas hospitalares.
“O que nos traz aqui é o conjunto de denúncias, insatisfações e situações que vêm acontecendo na saúde pública em Pernambuco”, declarou Sileno Guedes, presidente da Comissão de Saúde da Alepe.
Os deputados também criticaram o fechamento de unidades hospitalares, a demora em reformas e a ausência de novos equipamentos de saúde no estado.
Entre os exemplos citados está o fechamento do Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, após a inauguração do Hospital da Mulher.
Segundo Diogo Moraes, a substituição reduziu a capacidade de atendimento obstétrico na região.
Outro ponto levantado pela oposição foi a situação do Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Paulista, adquirido pelo Governo de Pernambuco por cerca de R$ 170 milhões e que, segundo os parlamentares, permanece fechado.
Durante a coletiva, os deputados afirmaram ainda que irão encaminhar relatórios com as denúncias ao Ministério Público de Pernambuco, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e à Secretaria Estadual de Saúde.
Governo rebate críticas
A governadora Raquel Lyra e a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, rebateram as acusações e negaram cortes no orçamento da saúde.
Segundo Raquel Lyra, Pernambuco vive atualmente “o maior investimento da história” na área.
“Não houve redução. O ano passado a gente fechou o maior investimento desde o início da série histórica”, afirmou a governadora.
A secretária Zilda Cavalcanti também negou redução de leitos e afirmou que o governo abriu 670 novos leitos hospitalares definitivos desde 2023.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o orçamento da saúde saltou de R$ 8,67 bilhões em 2022 para R$ 11,42 bilhões em 2025.
Em nota, o governo afirmou ainda que investe na descentralização da saúde com expansão de UTIs em cidades como Petrolina, Ouricuri, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Recife.
A gestão estadual informou que o Hospital Central de Paulista deve começar a operar nas próximas semanas e destacou investimentos em manutenção hospitalar, construção de maternidades regionais e novos centros de reabilitação.
O estopim - O começo da notícia
Acesse o nosso perfil no Instagram e veja essas e outras notícias @oestopim_
8.png)









Comentários