top of page
Dante Motenegro
Escritor
Analista de Geopolítica e Relações Internacionais
Mais ações
Perfil
Data de entrada: 25 de jan. de 2026
Sobre
O mundo é um tabuleiro de xadrez onde o Brasil não pode ser apenas um peão. Dante Montenegro traz para O estopim uma visão crua e realista das relações internacionais. Especialista em conflitos, soberania e economia global, ele foge do 'viralatismo' diplomático para explicar como as movimentações em Washington, Pequim ou Moscou impactam o preço do pão na sua mesa. Se há uma guerra — bélica ou comercial — Dante está mapeando as trincheiras.
Visão geral
Nome
Dante
Sobrenome
Montenegro
Posts (2)
27 de jan. de 2026 ∙ 4 min
GEOPOLÍTICA: A privatização da Diplomacia e o fim da ilusão Multilateral
Esqueçam as notas oficiais assépticas sobre "cordialidade", "respeito mútuo" e "parceria histórica". A conversa de cinquenta minutos travada na manhã deste 26 de janeiro entre o Palácio do Planalto e a Casa Branca não foi um diálogo diplomático nos moldes tradicionais; foi uma notificação de despejo para a velha ordem hemisférica e uma intimação para o novo contrato social global.
15
0
26 de jan. de 2026 ∙ 6 min
A 'Pax Armada': O aperto demão em Moscou e o gatilho em Minnesota
Esqueça as ilusões do "Fim da História" de Fukuyama, onde a democracia liberal seria o destino inevitável da humanidade. Neste novo teatro, a distinção clássica entre segurança pública interna e guerra externa evaporou completamente. O mesmo aparato estatal que hoje negocia a soberania da Ucrânia como se fosse um ativo imobiliário tóxico é o que aplica táticas de contrainsurgência militar, testadas em Bagdá e Cabul, nas ruas do Meio-Oeste americano.
8
0
bottom of page
8.png)