SUS inicia vacinação contra a dengue para trabalhadores da saúde com vacina 100% nacional do Butantan
- Michael Andrade

- há 4 horas
- 1 min de leitura
Por Michael Andrade, da redação de O Estopim - Fonte: Agência Brasil | 09 de fevereiro de 2026
Começou nesta semana a vacinação contra a dengue para os profissionais de saúde da atenção primária, com a previsão de imunizar 1,2 milhão de trabalhadores da linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, as primeiras 650 mil doses já foram enviadas aos estados, e o restante deve chegar nos próximos dias.

A estratégia utiliza a vacina brasileira contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, uma vacina tetraviral e de dose única, 100% nacional. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a vacina representa um avanço importante para a autonomia do Brasil. "Este é um passo estratégico para proteger os profissionais que atuam próximo à população, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde", afirmou.
A vacinação está começando pelos profissionais da atenção primária, que realizam visitas domiciliares e acompanham de perto os casos de dengue. Além disso, está prevista a ampliação da vacinação para a população em geral, começando por pessoas de 15 a 59 anos, ainda este ano, com base no aumento da produção da vacina.
O Ministério da Saúde também iniciou, em janeiro, uma avaliação do impacto da vacina com um projeto piloto em três municípios do país: Botucatu (SP), Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), onde a vacinação será aplicada a adolescentes e adultos de 15 a 59 anos.
O estopim — O começo da notícia!
Acesse o nosso perfil no Instagram e veja essa e outras notícias: @oestopim_
8.png)





Comentários