Wellington Maciel envia notas e contesta interpretações sobre energia e ordem de pagamentos em Arcoverde
- Michael Andrade

- há 5 horas
- 2 min de leitura
Por Michael Andrade, da redação de O estopim
Fonte: Portal Panorama PE e Itapuama FM | 3 de fevereiro de 2026
Ex-prefeito afirma que caso envolvendo energia trata de disputa judicial com a Neoenergia Celpe e diz que pagamentos de 2023 foram quitados antes de repasses de 2024, incluindo saldo de contrato artístico.

O ex-prefeito de Arcoverde, José Wellington Cordeiro Maciel, conhecido como Wellington da LW, enviou notas a veículos de comunicação para apresentar sua versão sobre temas relacionados à gestão municipal, envolvendo cobranças de energia e a ordem de pagamentos de contratos.
Em esclarecimento ao Portal Panorama, Wellington contesta a interpretação de que teria havido atraso injustificado no pagamento de faturas de energia elétrica durante sua administração e ressalta o papel institucional do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) na fiscalização da gestão pública.
Segundo ele, o caso citado na reportagem se refere ao Agravo de Instrumento nº 0004649-04.2024.8.17.9480, interposto pela Neoenergia Celpe contra decisão judicial que garantiu o fornecimento de energia para as festividades da emancipação política de Arcoverde e da padroeira do município, em 2024.
De acordo com o ex-gestor, no processo não teria havido comprovação de débito definitivo, mas informações apresentadas de forma unilateral pela concessionária, que, segundo ele, teriam sido questionadas pela gestão municipal.
Wellington também afirma que foram identificadas divergências nos valores cobrados, especialmente relacionadas à quantidade de pontos de iluminação pública e à potência das lâmpadas instaladas, o que teria provocado aumento expressivo nas faturas sem correspondência com o consumo real.
Ainda conforme o ex-prefeito, a Prefeitura adotou medidas administrativas e judiciais para solicitar revisão dos valores e esclarecimentos técnicos à Neoenergia Celpe, além de reuniões com a concessionária. Segundo ele, os processos administrativos não teriam sido concluídos até o fim de sua gestão.
Já em nota enviada à redação da Itapuama FM, a assessoria de Wellington Maciel afirmou que os pagamentos referentes a 2023 foram realizados em ordem cronológica antes do início dos pagamentos de 2024. A nota diz que um contrato firmado em 2023 teve pagamento parcial naquele exercício, devido a limitações financeiras do município, e que o saldo remanescente foi quitado em 2024 antes da realização de pagamentos ligados a atrações contratadas para o São João de 2024.
No mesmo esclarecimento, a assessoria sustenta que não houve priorização de contratos de 2024 em detrimento de débitos de 2023 e que os pagamentos ocorreram dentro dos trâmites legais, com empenho, liquidação e autorização formal. A Itapuama FM informou ainda que recebeu notas e comprovantes de pagamento.
O estopim — O começo da notícia!
Acesse o nosso perfil no Instagram e veja essa e outras notícias: @oestopim_
8.png)





Comentários