top of page

Senadora pernambucana foi escolhida por unanimidade para comandar a bancada petista no Senado no período de 2026 a 2027.


Por Raul Silva para O estopim | 26 de junho de 2026



Senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, assume liderança da bancada do PT no Senado
Teresa Leitão é a segunda mulher líder da história do PT no Senado | Foto: Alessandro Dantas/PT Senado

A senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, assumiu a liderança da bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado para o período de 2026 a 2027. A escolha foi feita por unanimidade pelos senadores petistas, segundo registro publicado pelo Poder360, e coloca a parlamentar pernambucana em posição estratégica na articulação da legenda dentro da Casa.


A liderança da bancada organiza a atuação dos senadores do partido, orienta votações, negocia propostas, acompanha a pauta legislativa e representa a posição do PT em debates internos do Senado.


No caso de Teresa Leitão, a função ganha peso adicional porque o PT integra a base do governo Lula e precisa manter unidade em votações sensíveis. O Senado é decisivo para temas como orçamento, segurança pública, educação, direitos sociais, política econômica e indicações a cargos estratégicos.


Há uma diferença importante. Teresa Leitão já havia sido escolhida líder da bancada do PT no Senado. Nesta semana, também foi anunciada por Lula como nova líder do governo no Senado, após a saída de Jaques Wagner, do PT da Bahia. A Agência Brasil informou que o anúncio foi feito pelo presidente em 25 de junho, com a missão de articular projetos de interesse do governo na Casa.


Leia também


Na prática, Teresa passa a acumular forte protagonismo político. Como líder do PT, organiza a bancada partidária. Como líder do governo, terá de dialogar com partidos aliados, independentes e opositores para defender a pauta do Executivo.


Maria Teresa Leitão de Melo é senadora por Pernambuco, tem mandato de 2023 a 2030 e aparece no perfil oficial do Senado como integrante do Bloco Parlamentar Pelo Brasil, pelo PT, na condição de líder.


O PT informa que Teresa foi eleita senadora em 2022 e é a primeira mulher da história a representar Pernambuco no Senado Federal. A página oficial do partido também registra sua trajetória como professora, pedagoga, sindicalista, ex-deputada estadual e líder da bancada petista no Senado para o período de 2026 a 2027.


A trajetória de Teresa Leitão é ligada à educação pública e ao movimento sindical. Antes de chegar ao Senado, ela exerceu cinco mandatos consecutivos como deputada estadual em Pernambuco e presidiu a Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, segundo o PT.


No Senado, essa agenda se manteve. Em fevereiro de 2025, Teresa foi eleita presidente da Comissão de Educação e Cultura para o biênio 2025-2026. Na ocasião, defendeu políticas públicas permanentes, qualidade do ensino superior, segurança nas escolas e valorização de professores.


A liderança de Teresa reforça a presença de Pernambuco em espaços centrais da política nacional. O estado passa a ter uma senadora em posição de comando dentro do PT no Senado e, agora, também no diálogo entre governo Lula e Casa Alta.


Para o PT, a escolha combina identidade partidária, experiência parlamentar e relação histórica com movimentos sociais. Para Pernambuco, amplia a capacidade de influência em negociações nacionais, especialmente em áreas como educação, orçamento, políticas sociais e desenvolvimento regional.


O que acontece agora


Como líder do PT no Senado, Teresa Leitão terá de manter a unidade da bancada petista em votações de interesse do partido. Como líder do governo, precisará ampliar o diálogo para além do PT e negociar com diferentes blocos parlamentares.


O desafio é grande. O governo Lula depende do Senado para aprovar projetos, segurar derrotas políticas e construir maioria em temas que podem marcar o ano legislativo. Teresa assume essa função em um momento de maior exposição política, com a responsabilidade de transformar experiência partidária em articulação concreta.


O estopim — O começo da notícia!

Acesse o nosso perfil no Instagram e veja essa e outras notícias: @oestopim_ & @muira.ubi

Raul Silva é jornalista e produtor de conteúdo de O estopim. Atua na cobertura de política, poder público, cultura e direitos, com foco em contexto, checagem e interesse público.

Por Michael Andrade, da redação de O estopim - Fonte: Agência Brasil | quarta-feira (18) de fevereiro de 2026


Pré-inscrição deve ser feita na Plataforma Freire, da Capes; programa prevê até 12 mil bolsas nesta edição.

 

Foto: Fernando Frazão
Foto: Fernando Frazão

Começou na terça-feira (17) o período de cadastramento de currículo e pré-inscrição de interessados em participar do Pé-de-Meia Licenciaturas 2026. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pela Plataforma Freire, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).


Nesta edição, o programa prevê a concessão de até 12 mil bolsas, conforme critérios adicionais de ocupação de vagas definidos em edital.


O benefício é de R$ 1.050 por mês. Desse total, R$ 700 podem ser sacados imediatamente. Os outros R$ 350 vão para uma poupança, com saque condicionado ao ingresso do bolsista como professor em uma rede pública de ensino em até cinco anos após o término da licenciatura.


O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza um tutorial com orientações para a etapa de cadastramento e pré-inscrição.

Quem pode participar


São elegíveis candidatos com nota igual ou superior a 650 no Enem e que tenham sido aprovados em cursos presenciais de licenciatura por meio do Sisu, Prouni ou Fies.


O estopim — O começo da notícia!


Acesse o nosso perfil no Instagram e veja essa e outras notícias: @oestopim_

Michael Andrade, da redação de O estopim | 6 de fevereiro de 2026


A Secretaria Municipal de Educação de Arcoverde divulgou uma nota para informar um impasse recente no transporte escolar, após a saída de uma empresa de ônibus que prestava serviço ao município.


Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

De acordo com a Prefeitura, está em andamento um processo de licitação para contratação de uma nova empresa responsável pelo transporte. A previsão é que esse procedimento ocorra ao longo do mês de fevereiro, até a definição e formalização do novo contrato.


Enquanto o processo não é concluído, a Secretaria alerta que podem ocorrer instabilidades na oferta do transporte escolar. A gestão afirma que medidas legais e administrativas estão sendo adotadas para restabelecer o serviço de forma regular, segura e contínua, e pediu compreensão de estudantes, famílias e profissionais da educação.




O estopim — O começo da notícia!


Acesse o nosso perfil no Instagram e veja essa e outras notícias: @oestopim_

bottom of page
Logo MPPE
Painel de Transparência Festejos Juninos
Fale Conosco WhatsApp