SINTEMA diz que eleição foi regular e que Justiça suspendeu tentativa de novo processo em Arcoverde
- Michael Andrade

- há 6 dias
- 2 min de leitura
Por Michael Andrade, da redação de O estopim | 28 de janeiro de 2026

O Sindicato dos Servidores Municipais de Arcoverde (SINTEMA) divulgou uma nota pública afirmando que a eleição da entidade ocorreu normalmente nos dias 3 e 4 de dezembro de 2025, seguindo regras do estatuto e editais da comissão eleitoral.
Segundo o sindicato, após o resultado, um grupo derrotado passou a contestar o processo e tentou organizar uma assembleia e até um novo processo eleitoral, sem autorização da direção e sem respaldo no estatuto. O SINTEMA afirma que levou o caso à Justiça e que uma decisão liminar suspendeu atos ligados a essas tentativas, incluindo uma assembleia realizada em 1º de dezembro de 2025 e possíveis desdobramentos administrativos.
A nota também informa que a nova diretoria tomou posse em 5 de janeiro de 2026, com atas registradas em cartório. Ao assumir, a gestão diz ter encontrado a sede com problemas como corte de energia, água e internet, além de falhas de segurança, salas trancadas, falta de chaves e desaparecimento de livros de atas.
Ainda de acordo com o sindicato, foi preciso apoio de entidades parceiras para pagar despesas básicas e retomar o atendimento. O SINTEMA afirma também que outra liminar teria impedido temporariamente movimentações nas contas bancárias do sindicato, o que, segundo a direção, dificultou o funcionamento da entidade.
Ao final, o sindicato diz que seguirá adotando medidas judiciais para confirmar a legitimidade da eleição e que vai mobilizar a categoria para construir a pauta salarial e de lutas de 2026. A nota é datada de 28 de janeiro de 2026.
Acesse o nosso perfil no Instagram e veja essa e outras notícias: @oestopim_
8.png)

















Comentários