Trump lança 'Conselho da Paz' e faz críticas à ONU: 'Nunca nem falei com eles'
- Michael Andrade

- 22 de jan.
- 1 min de leitura
Por Michael Andrade, da redação de O estopim | 22 de janeiro de 2026
Presidente diz que “nunca nem falou com a ONU” e defende órgão com poderes amplos; iniciativa é vista com desconfiança por parte da comunidade internacional.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, lançou nesta quinta-feira (22), em cerimônia no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), o chamado “Conselho da Paz” (“Board of Peace”), estrutura criada para atuar na “paz” e na reconstrução da Faixa de Gaza, com possibilidade de expansão para outros conflitos.
Durante o discurso, Trump voltou sua artilharia à Organização das Nações Unidas (ONU). Entre as críticas, afirmou que “nunca nem falou com a ONU” e declarou que o organismo “tinha um potencial tremendo”, sugerindo frustração com a efetividade da entidade.
A proposta alimentou reações no cenário internacional por ser vista como uma tentativa de enfraquecer o papel da ONU. Reportagens citam preocupação de diplomatas e analistas de que o conselho funcione como uma espécie de estrutura paralela, com concentração de poder e lógica de adesão baseada em contribuições financeiras.
Na mesma cerimônia, o governo americano apresentou o plano de reconstrução apelidado de “Nova Gaza”, com projeto urbano que inclui arranha-céus e áreas de turismo e negócios na região costeira, além de divisão do território por zonas residenciais e econômicas.
Acesse o nosso perfil no Instagram e veja essa e outras notícias: @oestopim_
O estopim — O começo da notícia!
8.png)





Comentários