Governo de Pernambuco garante reforço na segurança para o carnaval de 2026, com delegacias 24h e operação policial especial
- Michael Andrade

- há 3 horas
- 2 min de leitura
Por Michael Andrade, da redação de O Estopim - Fonte: G1 | 11 de fevereiro de 2026
Com o objetivo de garantir mais segurança para os foliões durante o carnaval de 2026, a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco anunciou um robusto esquema de segurança para o período. A novidade é a criação da "Operação Dispersão", que atuará especificamente após o encerramento das festas, no momento em que muitos foliões ainda permanecem nas ruas.

Aumento no efetivo e novas tecnologias para monitoramento
Para o carnaval deste ano, um total de 3 mil profissionais das forças de segurança serão mobilizados para a festa, com a introdução da inédita escala eletrônica na Polícia Militar, que visa otimizar a gestão do efetivo e o georreferenciamento das ações. O uso de câmeras corporais e drones com reconhecimento facial serão também ferramentas essenciais para garantir a segurança da população.
Além disso, todas as delegacias do estado funcionarão 24 horas durante o período carnavalesco, com 68.254 postos de trabalho extras para cobrir mais de 4.200 eventos em todo o estado. O objetivo é garantir a tranquilidade e segurança de quem vai aproveitar as festas, não só na Região Metropolitana do Recife, mas também no interior de Pernambuco, onde cidades como Bezerros, Pesqueira, e Vitória de Santo Antão têm grande tradição carnavalesca.
Tecnologia como aliada da segurança
Além das tradicionais ações de segurança, o uso intensivo de tecnologia promete ser um grande aliado. Ao todo, serão instaladas 449 câmeras de monitoramento, com foco no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, polos principais de festa. A conectividade também será garantida por meio de caminhões com videomonitoramento móvel e internet via satélite, além de drones que reforçarão o monitoramento aéreo.
O estopim — O começo da notícia!
Acesse o nosso perfil no Instagram e veja essa e outras notícias: @oestopim_
8.png)





Comentários