top of page
Banner Lira Cultural horizontal.gif

10 personagens do carnaval pernambucano de você deveria conhecer

Muito além dos tradicionais pierrôs e colombinas, Pernambuco aprendeu a desenhar seus próprios personagens carnavalescos.



Entre La Ursas, Caretas, Papangus e o tradicional Homem da Meia-Noite, o Carnaval pernambucano é conhecido por misturar brincadeiras de origem europeia a influências afro-indígenas, criando personagens e folguedos que ajudam a compor a identidade do estado.



Talvez hoje o mais famoso nacionalmente, o Homem da Meia-Noite tem 4 metros de altura e apareceu pela primeira vez em 1932, inspirado em bonecos europeus. Sai pontualmente à meia-noite do sábado ao som de frevo, clarins e fogos de artifícios para anunciar a abertura oficial do Carnaval em Olinda.


Disputando o quesito popularidade com o Homem da Meia Noite, a La Ursa dá as caras na praia de Boa Viagem e nos bairros do Grande Recife semanas antes do Carnaval. Com máscaras de papel machê em formato de urso que cobrem todo o rosto, e roupas volumosas que simulam movimento e imponência, a La Ursa percorre as ruas cantando a seguinte frase “A la ursa quer dinheiro, quem não der é pirangueiro”.


A brincadeira, conduzida ao som de tambores e pandeiros, envolve pedidos de contribuição financeira ao público, provocando risos, sustos e encantamento. Já na Zona da Mata pernambucana, o Caboclo de Lança é protagonista do Maracatu Rural. Em cortejo ritualizado, ele atravessa a cidade com uma indumentária de cerca de 30 kg, composta por lança ornamentada, gola bordada com lantejoulas e espelhos, além do chapéu enfeitado com fitas coloridas.


O figurino imponente e colorido cruzou fronteiras e inspirou até fantasia no Baile da Vogue. No carrossel acima, apresentamos 10 personagens emblemáticos do Carnaval de Pernambuco, que permanecem vivos e alegram foliões em uma das maiores celebrações carnavalescas do país.


Tem algum personagem do Carnaval na sua cidade que merece ser mais conhecido? Conta pra gente!


Michael Andrade da redação de O estopim Informações: Nordestesse


O estopim - O começo da notícia!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Banner Lira Cultural vertical.gif
bottom of page